Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa que tenta combater a pobreza e dar uma alimentação adequada, pagando uma quantia de dinheiro à famílias em situação extrema pobreza.
Ele foi criado em 2003, pelo presidente Lula, teve como inspiração o Bolsa Escola e auxilia famílias que tem uma renda mensal de menos de meio salátio mínimo por pessoa.


A inscrição do Bolsa Familia é feito na cidade onde você mora, no Cadastro Único para Programas Sociais.
Para efetuar cadastro Bolsa Familia é preciso informar o que têm na sua casa, o número de membros da família, o número do documento de cada membro da família, a qualificação escolar e profissional de todos e todas as despesas familiares.

O pagamento é feito através do Cartão do Cidadão do Bolsa Família ou em uma conta na Caixa Econômica Federal.
O dinheiro recebido geralmente é gasto em comida, material escolar, roupas, sapatos e necessidades pessoais.

As condições que a família assume são de acompanhar o cartão vacinação e o crescimento de crianças menores de 7 anos, mulheres entre 14 e 44 anos devem ter acompanhamento, mulheres grávidas devem fazer o pré natal e cuidar da saúde do bebê, crianças entre 6 e 15 anos devem estar matriculados em escolas e ter uma frequência mínima mensal de 85%, jovens de 16 e 17 anos também devem estar matriculados e frequentar no mínimo 75% as aulas. O poder público irá fazer um controle e monitoramento para saber se todas as condições estão sendo cumpridas e realizadas, até mesmo em lugares que não possuam energia elétrica e telefone.

Você pode ser beneficiado em quatro tipos: Benefício Básico, quando não se tem crianças e jovens; Benefício Variável; Benefício Variável Vinculado ao Adolescente; Benefício Variável de Caráter Extraordinário.

Se você está interessado e quer saber mais sobre o Programa Bolsa Família, basta acessar o site:

http://www.bolsafamilia.net/

Leia mais

  • Programa Escola da Familia
  • Bolsa Formação
  • BOLSA PIBIC
  • Tudo sobre o Enem e Prouni
  • BOLSAS DE ESTUDO NO EXTERIOR MCT

    Deixe um comentário

    XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>