Antigas Brincadeiras em Grupo

Eu acho (quase uma convicção) que a melhor fase da vida é quando somos crianças. Somos cheio de inocência e uma visão diferente da realidade. Dentre todas as qualidades de ser criança, as mais primorosas são as brincadeiras em grupo, onde um bonde de crianças melequentas se reuniam para passar o tempo com atividades divertidas. Vamos lembrar alguma delas?!

Pique-Esconde (Esconde-Esconde)
Essa é uma das clássicas. Uma pessoa contava até um certo número para dar tempo para as outras crianças se esconderem. O objetivo da brincadeira era a criança (que estava contando) encontrar os outros que se esconderam. O mal é que algumas vezes, sempre tinha um ou outro que se encondia em um bairro vizinho. Pegava ônibus e tudo mais. Aí a brincadeira não tinha fim, até a mãe de alguém sair pela rua procurando a criança.

Amarelinha
Uma das brincadeiras mais gay que eu já brinquei. Uma pessoa desenha uma amarelinha no chão, onde geralmente ia-se até o número 9. Depois dali, o “céu”. Como o povo daqui era meio sequelado, às vezes nós jogavamos no nightmare mode on. Por conta disso, nossa amarelinha tinha uns 30 números. Para acertar o número 25, por exemplo, era necessário uma binóculos, para podermos enxergar aonde a pedra caiu.

Pique-Bandeirinha (Não conheço outro nome para essa)
Uma das mais divertidas que já joguei. A brincadeira era assim: Desenhava-se um campo no chão e as crianças se dividiam em dois times. O objetivo era invadir o campo inimigo e trazer a “Bandeirinha” (que muitas vezes era um chinelo ou um galho de uma árvore) para o seu lado do campo. Sendo que nisso, se você for tocado, você é colado e deverá permanecer na mesma posição. Já dá para imaginar as confusões que isso gerava, não é mesmo?

É claro que tem muitas outras antigas Brincadeiras em grupo, mas só quis destacar essas três. O problema do povo é que eles crescem e esquecem como era bom os tempos passados. Noutro dia mesmo estávamos brincando de pique-bandeirinha. Mas o problema é: uma senhora viu um monte de marmanjos de 19 / 20 anos correndo e ligou para a polícia. O resultado? Jogamos Pique-Bandeirinha com os Policiais! Mentira.

Imagem: Brasil Escola.

Leia mais

  • Os "melhores" textos do blog
  • No meu tempo…
  • Fotos antigas de aviões
  • ‘Brincadeiras’ Sobrenaturais de antigamente
  • JOVEM APRENDIZ GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

    Deixe uma resposta

    XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>