Experiências científicas caseiras – Faça você mesmo!

Na minha época de primário, bem precisamente na quarta série, foi aonde eu conheci um lado “Albert Einsten” meu. Lembro que fazíamos várias experiências maneiras, desde aqueles vulcões clássicos, ligar lâmpadas com pilhas até pequenas viagens no tempo (explico: voltávamos no tempo, rapidamente, para impedir que a merendeira, Dona Roberto Masho, fizesse seus nada apetitosos Bolinhos de Chuva Colombianos), visando sempre o aprendizado de uma forma totalmente interativa e divertida. E Geral se amarrava nessas aulas de Ciência. Não tanto quanto a professora Kátia “Big Size” Nunes, é verdade.

Deixando esse papo saudosista de lado, vou ensinar-vos três experiências Científicas caseiras, para serem feitas quando você estiver no tédio total. Ou então só por fazer mesmo. Sei lá.

Como fazer vidro… de Açucar!

Tá ligado naqueles filmes de ação onde os caras saíam pulando nos vidros e quebrando-os completamente? Pois é, eram vidros de açucar. Isso era feito para que os atores não se machucassem de verdade e, até um tempo atrás, era uma técnica bem usada nos cinemas do mundo afora.

Materiais: Manteiga, Assadeira, Açucar e o mais dificil de se encontrar, uma Panela.

Coloque manteiga numa assadeira e coloque no refrigerador (freezer) para esfriar. Depois pegue um copo de açucar e coloque numa panela. Com o fogo baixo vá derretendo o açucar, sendo mexendo-o bastante até estar fundido. Retire a assadeira do freezer e adicione o açucar, depois leve-a de volta ao refrigerador o mais rápido possível. Deixe esfriar um tempinho e pronto!

O meu “vidro” ficou meio estranho, mas deu, pelo menos, para substituir um antigo que eu tinha quebrado com uma pedradada rs.

Como fazer um Vulcão Caseiro

Essa experiência todo mundo já fez. Ou quase todos. Foi uma das mais legais que eu fiz quando era criança, e pelo pouco que me recordo, é mais ou menos assim:

Materiais: Argila, uma tábua (ou algo que sirva como base), copo plástico, detergente, vinagre e o mais importante, o fermento em pó.

Coloque a argila num prato e comece a modelar o seu vulcão, seja criativo, a parada é ter um buraco no meio para que o copo seja adicionado. Coloque o copo e forre-o para que os ingredientes não caiam dentro do vulcão. Coloque uma colher de sopa de fermento dentro do copo. Em um copo separado (fora do vulcão, é lógico lol) adicione detergente, vinagre e meio copo d’água. Jogue dentro do vulcão. Pronto!

Apesar de parecer meio bobo, essa experiência é bem legal. Não adicionei ‘corantes’ na receita porque isso não é coisa de Construtor de Vulcões de respeito.

Plantando um Feijão no algodão

Apesar de ser bem infantil, é uma das minhas prediletas. Antigamente eu tinha uma ‘horta’ de feijões aqui em casa e, para alegria de minha mãe, tinha meses que ela nem precisa compra-los. Era só colher! (Mentira)

Materiais: Algodão, um copo e um grão de feijão.

Essa experiência é muito simples! É só forrar o fundo do copo com algodão e molhá-lo, depois coloque o feijão lá dentro. Espere uns dois ou três dias para a raiz nascer. Depois de completar certa idade, você terá que planta-lo na terra, senão o bagulho vai morrer e você ficará muito triste. Muito triste mesmo.

Um primo de um colega de um amigo do meu irmão ficou milhionário com essa experiência. Começou com uma pequena hortinha na janela de seu quarto e depois abriu uma enorme rede de super mercados. Já pensou?!

DESAFIO:
Plantar um feijão dentro de um Vulcão sob um painel de Vidro de Açucar. Quem topa?

Leia mais

  • WWW.EXPERIENCIASUPERBONDER.COM.BR, PROMOÇÃO SUPER BONDER EXPERIÊNCIAS ÚNICAS PARA VOCÊ
  • SECOND LOVE REDE SOCIAL
  • Como esquecer um grande amor
  • Como voltar com o Ex Namorado, Marido Etc
  • Como arrumar um bom emprego

    Deixe um comentário

    XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>