Folclore Brasileiro: Romãozinho

Folclore Brasileiro: A lenda de RomãozinhoEu sou uma pessoa que adora o Folclore Brasileiro. Sério mesmo. Acho muito interessante as histórias, as lendas e tudo mais. Acho que tudo mundo deveria fazer isso. Dá um tempo no Réditubi, pô.

Procurando por lendas e mitos do folclore desse nosso Brasilzão, encontrei um bastante interessante: A lenda de Romãozinho. Porém, essa lenda não é aconselhável para crianças lerem, possuí violência na história, pois para quem a conhece, sabe que Romãozinho era ruim. A maldade em pessoa.

Bom, como vocês estão avisados, vamos prosseguir.

Essa lenda é conhecida na Bahia, Mato Grosso e Goiás, e conta a história de um menino muito malvado, mas muito mesmo, chamado Romãozinho. Ele era filhos de pais bastante humildes.
Um dia sua mãe pediu para que ele levasse comida para seu pai, que estava trabalhando na lavoura. O menino por sinal, comeu toda galinha e só deixou os ossos no prato, e assim levou para o pai, que estava morrendo de fome.

Ao ver isso, o pai questionou o menino se não era alguma brincadeira. O garoto, ruim como era, falou que a mãe dele tinha comido a galinha junto com um homem que ia lá todas as vezes que ele saia para trabalhar. Isso, é óbvio, despertou a fúria do Pai.

O homem ao chegar em casa, assassinou sua mulher, acreditando na mentira que o Romãozinho havia contado. Entretanto, antes de morrer, sua mãe jogou uma maldição no menino, que estava rindo: “Não morrerás nunca. Não conhecerás o céu ou o inferno, até existir um único ser vivo na Terra.”

O pai morreu de arrependimento, e o garoto saiu, sem sinal de culpa, rindo.

A lenda diz que desde então, o muleque anda pelas estradas assombrando as pessoas, quebrando telhas, tirando choco de galinhas entre outras maldades. Nunca cresceu ou crescerá, e vive rindo. Não morrerá até o último ser vivo no Planeta deixar de existir, assim como rogou sua mãe.

Assustador, não?

Leia mais

  • EXPRESSO BRASILEIRO PASSAGENS, HORÁRIOS
  • PROMOÇÃO PETROBRAS INVESTE EM VOCÊ
  • ARROZ ROSALITO
  • Você sabia que…
  • UFC 129 – GSP vs Jake Shields

    Deixe um comentário

    XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>